ENTENDENDO AS ISCAS ARTIFICIAIS
A pescaria com iscas artificiais requer alguma técnica e um pouco de estratégia. Todos sempre temos algo a aprender, contudo, diante de vários anos pescando com iscas artificiais, hoje podemos falar um pouco do que aprendemos sobre a atividade. A arte da pesca se faz presente na vida da humanidade desde longo período passado. Muitas foram as mudanças e adequações ao longo de toda sua existência.
E com a "chegada" das iscas artificiais não foi diferente. Então vamos lá, contar e instruir um pouquinho do que aprendemos.
Diferente da pesca tradicional com vara de pesca, linha e anzol, onde arremessamos ao rio, lago e similares, aguardando o peixe chegar e morder a isca ali estática, a pesca com iscas artificiais é um pouco mais técnica. Exigindo do pescador um conhecimento mesmo que pouco, mas necessário. É um conjunto de situações que podem influenciar diretamente no resultado final. Sendo eles:
* a vara de pesca
* a linha usada
* molinete e ou carretilha
* cor da água
* temperatura da água
* iluminação solar
Estes são os principais que costumo observar no momento e local ao qual estarei realizando a pesca.
OBS: Lembrando que cada pescador faz uso de sua estratégia, aqui são apenas informações baseadas em nossa experiência em Epitácio.
As Varas de Pesca:
A vara de pesca deve estar equilibrada com a isca a ser usada, sendo ela uma de Ação Rápida, Média ou Lenta. No caso de uma Ação Lenta, é sugerida para iscas de superfície, aliada a uma carretilha com fator de recolhimento mais lento se for usar uma isca Zara. Para outras de superfície faz-se novo ajuste, exemplo se for uma isca de hélice muda-se a ação da vara para "rápida".
Já iscas de sub superfície mais rasas, pode-se estar usando uma vara de ação média a lenta, atentando-se na libra da vara de pesca se esta coerente com a linha e peso da isca (ver o "casting") da vara.
Para iscas de sub superfície mais funda, a vara de ação média é ideal, pois o arrasto já é mais pesado, e fica mais fácil manipular o nado da isca, atento também a libra e casting para melhor arremesso.
Agora, se estiver usando uma isca de fundo (barbeluda), a vara mais adequada é a uma de ação rápida, dessa forma não há limitação na ação da isca por conta da força de arrasto.
As cores das iscas:
Cores mais fortes, como as cítricas claras, (verde limão, osso...) em todo o corpo da isca, são ideais para aguas turvas (barrentas), e dias de pouca luminosidade solar. identificada a altura em que o predador esta atacando, fica tudo mais eficaz.
Cores mais suaves (rosa, azul e verde translúcido, com 50 a 60% do corpo da isca transparente, é indicada para águas mais limpas e cristalinas, se a luminosidade solar estiver bem forte também.
No caso se for uma agua limpa e pouca luminosidade, equilibrar entre cores mais fortes e mais claras.
VEJA AS MÁQUINAS ABAIXO
Sub Superfície mais funda.
Para varas Ação Média é a sugestão.
Alcance de 0,50 a 2,00 metros de fundura.
Sub Superfície mais rasa.
Para varas de Ação Média a Lenta..
Alcance de 0,50 a 0,90 cm de fundura.
Isca de Fundo
Para varas de Ação Rápida é a sugestão.
Alcance de 1,00 a 3,00 metros de fundura.